domingo, 10 de fevereiro de 2008

Ano do rato


Acabo de receber a revista da Daslu e confesso: fiquei com uma pontinha de inveja nada branca. Na edição passada, eles estavam na África; agora, foram para a China. Ok, todo mundo que trabalha com moda sabe que é a maior ralação, mas...nesses casos, a vista parece compensar a mão de obra...
Enfim, queria mesmo era falar sobre a China, esse gigante que vai dar o que falar em 2008 por conta, todo mundo sabe, das Olímpiadas e do recente crescimento - 9% ao ano, nada mal para quem saiu de Mao e ainda vive sob sistema político fechado (li As boas mulheres da China e chorei muitas vezes de ódio por pensar como tanta gente achou que a "revolução" era algo bom, pra ser copiado). Mas, apesar ou por causa de tanto paradoxo que envolve essa terra milenar (violência x opulência, estranhamento x fascínio), morro de vontade de conhecer. Tudo lá parece ser prato cheio para a moda - das sedas às pedras de jade, quem pode resistir? Vi na Faap há algum tempo a exposição "China" e fiquei embriagada com as porcelanas Ming, com os dragões da dinastia Qing e com a arte do cotidiano que eles tão bem fazem: seja em um simples chapéu de palha, seja nos colarinhos em forma de tigre, usados pelas crianças em seus primeiros aniversários. Também sou fã dos filmes de Zhang Yimou e confesso que sempre ficou deslumbrada com as imagens dos tecidos coloridos voando em cenas de Hero (foto) ou O Clã das Adagas Voadoras. É interessante ver também, num plano mais amplo, como diversos estilistas que estão dando o que falar (vide Phillip Lim, em matéria de Daniela Falcão, na Vogue) são descendentes de chineses ou orientais, com toda a cultura artesã que isso envolve - mães costureiras, por exemplo, são artigo recorrente. Acho que é chegada a hora de pôr o mandarim em dia, colocar os melhores vestidos de cetim na mala e reservar logo a passagem.

4 comentários:

Unknown disse...

rere, tá na hora de a gente usar jade. beijo (ps. tá de malas vazias para ir com o daniel???)

Karyne disse...

renata seu blog eh fantastico! estou cursando design de moda em SP e gostaria de saber que cursos fazer para ser uma jornalista de moda ou editora de moda. voce pode me ajudar?
meu email eh karyninha2@hotmail.com
muuuito obrigada aguardo sua resposta

Renata Ferrari disse...

Oi Karyne, obrigada! Tem vários cursos bons no Senac (fiz la pós em Styling) e no Istituto Europeo di Design (é bem caro, mas tem cursos específicos para quem quer ser editora, por exemplo). Boa sorte :)

Renata Ferrari disse...

Sissi, nem me fala. Estou namorando um colar de jade...vc sabe qual. Mas é melhor mesmo deixar as malas vazias :)