sábado, 27 de setembro de 2008

Ator nas horas vagas



Se você já viu Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, e prestou muita, mas muita atenção mesmo, deve ter visto, pelo menos de relance, o estilista Alexandre Herchcovith. Alê aparece rapidinho em uma cena, bebedo água da chuva, em um copo de liquidificador, nas ruas abandonadas e caóticas imaginadas por Saramago. Não é a primeira vez que ele dá pinta nas telinhas e telonas. Segue breve levantamento de Herchcovitch, o ator:

- a primeira participação dele na TV aconteceu em 1996, em Malhação. "Fui convidado para ser um ídolo do rock, porém não atuei. Eu aparecia numa foto num pôster no quarto da personagem", conta, por email. Depois, ele gravou Segredos de Mulher e Belíssima - com direito a fala e tudo - e foi para o cinema em Blindness e Encarnação do Demônio, filme em que também fez o figurino. Será que a moda vai perder um estilista e as artes cênicas ganhar um ator? "Só fiz participações minúsculas. Mas adoraria levar isso mais a sério. Se receber um convite, pensarei no assunto", diz. Ok, Ale. Só não vai deixar nosso guarda-roupa orfão, tá?

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Moda na rede

Direto da internet acompanho todos os desfiles de NY, Londres, Milão e, logo mais, Paris. Não me estresso com filas, lugares ou pessoas mal-educadas (brincadeirinha, gente, adoraria ver tudo ao vivo e a cores!). Mas, já que não estou lá, fico online, conferindo look a look, tentando decifrar as tendências e antecipar o que devemos ver logo mais, nos nossos desfiles de inverno (sempre alguma coisa acaba respingando por aqui). O resumo, por enquanto, fica assim:

NY - fiz cobertura na Elle, dá para ler tudo na edição de outubro da revista. Os destaques foram o desfile de Marc Jacobs (adoro a silhueta e as misturas) e o da Calvin Klein (acho lindo, mas mais difícil de usar). Enfim, são estéticas opostas, uma máxi, outra míni. Fiz minienquente aqui e Jacobs saiu vencedor... Teve também: muito e muito terninho (vale também paletó e blazer sobres saias, sobre vestido, sobretudo!), a volta dos brilhos de paetês, metalizados e cia, um pouquinho de xadrez (Marc Jacobs again), um perfume étnico aqui, um safári acolá. Moda bem comercial e fácil de usar - sai da passarela para a rua, do jeito que a gente gosta, mas que nem sempre faz nossos olhinhos brilhar.

Londres - Também estava comercial, por incrível que pareça. Até marcas como Giles e Vivienne Westwood Red label, que vem chic, nada punk, parecem ter se rendido ao "vamos vender tudo". Sinais dos tempos? Não podemos tomar sol, não podemos fumar, não podemos andar sem cinto de segurança... então, apertamos os cintos das roupas e enfiamos um tailleur para ornar com nossa pele branca escritório! Será que essa moda dura? Bom, até Carine Roitfeld já apareceu linda, fashion e à la secretária, com saia-lápis jeans! O que mais gostei da semana? O desfile de Christopher Kane (adorei as estampas)e da Luella, com suas ladies coloridas.

Milão - até aqui, fecho com Gianfranco Ferré, achei chic, chic, chic. Também gostei dos trenchcoats em dip-dye da Burberry (ótimos para verões chuvosos), da Jil Sander com suas melindrosas milimalistas (a alfaiataria é perfeita) e dos pijamas da Dolce & Gabbana. Da Prada, confesso, ainda não tenho opinião formada. À primeira vista, não gostei muito do festival de tecido amassado (achei meio déja vu) e de metalizados exagerados (aquele dourado não estava muito dourado?). Mas, enfim, já impliquei com o desfile de mohair e depois acabei achando lindo. Juro voltar mais tarde ao tema.

E vamos para Paris. No vôo que a nossa conexão pela rede permitir :)

Saia na frente








André Lima x Gianfranco Ferré - volume certo

Graça Ottoni x Dolce & Gabbana - festa do pijama

Reinaldo Lourenço x Prada - é ouro!

O nosso verão está cheio de tendências que vão ser usadas lá fora só em 2009. Ou seja, dá para sair na frente, linda e loira, com peças super trendy, made in Brazil. Inspire-se!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Natureza (nada) selvagem



Nome quente em toda caderneta fashion que se preze, Christopher Kane desfilou em Londres sua nova coleção de verão 2009 ( o tempo passa, o tempo voa!). Fora o trabalho primoroso com volumes em 3-D - concorrendo com Francisco Costa, da CK -, Kane fez divertidas estampas inspiradas na pré-história e no mundo animal. Minhas preferidas? A do gorila gritando - super real!- e a de leopardo, porque um pouco de kitsch não faz mal a ninguém...

Maximalista x Minimalista




Marc Jacobs e Calvin Klein, os dois melhores desfiles de NY.

Com quem você fecha?

domingo, 7 de setembro de 2008

Eu quero!



Depois de tantos desfiles e tantos desejos despertados, começa a temporada de compras verão 2008. Sai esse fim-de-semana em busca de peças que estava querendo para atualizar o meu guarda-roupa: florais, macacão etc. O resultado? Deixei de lado os must-haves e me concentrei em clássicos.. não foi intencional e eu ainda quero, é claro, algumas pecinhas que são a cara da estação. Mas não resisti quando vi duas camisas listradas lindas e duas calças jeans, que me serviram superbem, no Ale Herchcovitch. Isso sem falar na regata de renda rosa chiclete, que não comprei porque achei cara, mas que já me arrependi e vou voltar correndo à loja em breve. A verdade é que ando menos fashionista, no sentido mais óbvio do termo, e cada vez mais apaixonada por poucas e boas peças. E por reluzentes jóias, é claro! O resumo do que quero atualmente está fincado em três bases: pele linda + clássicos + bons acessórios (jóias, se o cartão permitir!). E a sua listinha, como anda?

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Happiness



Fendi: tela branca para a imaginação!

Pode ser influência de Goldfrapp (amo!!!) ou de Alain de Botton, com sua Arquitetura da Felicidade. Não importa. O que importa é que, embora a moda ande sisuda e classuda, cada vez mais consumidores querem encontrar a tal da felicidade - ou pelo um fragmento dela - bem ali, na prateleira. Vem daí a macrotendência "Nice", mapeada pelo WGSN (sempre ele!). Parece que lá fora já estão rolando várias inciativas para deixar a vida nossa de cada dia assim, mais alegrinha. O kitsch é uma faceta desse fenômeno. O faça você mesmo é a outra. A Fendi, por exemplo, lançou uma edição comemorativa dos 10 anos da bolsa baguete em versão branca. Até aí nada demais. O detalhe é que a bolsa vinha com um kit para cada um pintar e bordar à vontade. O que vende é a idéia lúdica, quase infantil. Fazer rir virou a nova subversão. Shopping como terapia?

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sandra Rosa Madalena




Duas imagens que despertam a vontade de ganhar o mundo, no melhor estilo cigana: Santa Ephigênia, verão 2008, e Dior, resort 2009.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Superhumans - por uma moda menos ordinária





Balenciaga, Antonio Berardi e Fendi em momento "vamos salvar o mundo do tédio"

Em tempos de Phelps, não é de se espantar que a normalidade esteja em xeque. Depois de tantas superações, de tantos desafios, o que resta fazer? A resposta parece estar no extraordinário. Não à toa, o Met foi palco da noite Superheroes, promovida pelo The Costume Institute. Também não é mera coincidência a edição style da revista New York ter uma matéria sobre Marc Jacobs, brincando com sua própria transformação - de Clark Kent, com óculos nerd e cabelo desgrenhado, para Superman, com direito a músculos bem à vista. O WGSN, que mapeia tudo quanto o que é tendência mundo afora já detectou esse movimento. Cansados da normalidade, nós, consumidores, queremos dar um passinho além. O style, no seu trendy report do inverno, também destacou essa nova moda, feita para heroínas sem superpoderes. Ou melhor, com o simples poder da compra. Coisa que toda marca - da pequena à mais poderosa - vive de olho. Melhor aprontar a fantasia!

Jeans com jeans?

Leia aqui.