quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Beleza no pedestal


Vivienne Westwood é daquelas figuras lendárias na moda - todo mundo sabe que ela ajudou a inventar o movimento punk via Sex Pistols, que Naomi Campbell caiu em sua passarela usando uma plataforma absurda, e que depois de criticar a rainha da Inglaterra - God save the queen - ela se tornou dama inglesa, com toda a pompa e cirscunstância que o título requer. Autora da frase "sapatos devem ter saltos muito altos e plataformas para colocar a beleza da mulher em um pedestal", a estilista acaba de fechar uma parceria pra lá de pop, que poderá calçar não só cinderelas, mas também muitas gatas borralheiras: com a Melissa, criou versões em plástico de famosos modelos, vendidos agora a poucos reais. Para quem prefere ver os originais (147 modelos) e se deliciar com as maluquices possíveis de Vivienne, uma boa notícia: a mostra "Vivienne Westwood Shoes", que aconteceu no SPFW só para convidados, passa a ser exibida (de 06 a 29/02) no Centro Brasil Britânico, em Pinheiros. Ponha o seu melhor salto e vá lá.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Quer pagar quanto?

Fui ao preview de inverno da Renner, a gigante gaúcha que embarcou na onda do fast fashion, e saí de lá convencida de que é possível sim ficar na moda gastando pouco - quer coisa melhor? De olho em tudo o que acontece aqui e lá fora, a equipe de estilo leva em breve para as araras da loja pop jaquetas perfecto, bons tricôs, pecinhas com perfume étnico, sandálias abotinadas (a preta é linda!) e ótimos acessórios, como a bolsa de tressê de couro e óculos tamanho GG. É o high street, velho segmento conhecido nos EUA e Europa - vide H&M, Top Shop, Zara etc - pisando no Brasil com salto alto.

Momentinho Quiroga


Vibrações negativas nublam o céu de janeiro. A moda anos 1980, que nunca consegue morrer (pelo menos agora está mais fraquinha!!!), traz de volta o clima de estrelismo, competição, nuvens carregadas. Cuidado! Se sair de casa, não esqueça o guarda-chuva. Por precaução, leve sal e arruda!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Peles e pêlos


Um dos meus desfiles preferidos nesse SPFW foi o de Gloria Coelho. Beleza estranha, como ela domina bem, os looks foram inspirados em uma miscelânea de coisas, passando pelo rock, pela rainha Elizabeth I e, sobretudo, pelo filme Fur, que conta a história da fotógrafa americana Diane Arbus. Casacos de perucas, bermudas de pele sintética e até botas com pelinhos desafiaram, com louvor, o adjetivo chic, usado à exaustão por aí, nem sempre com razão. Assisti o filme nesse fim-de-semana e entendi melhor essa mulher que não consegue viver no mundo "fino" das peles - seus pais eram donos de uma das maiores redes de casacos de mink!, raposas! e afins - e procura refúgio no mundo freak dos pêlos (não vou contar toda a história para não perder a graça: passe na locadora mais próxima e alugue já). Quem, afinal, nunca se sentiu deslocada? Diane aprende a se reencontrar no meio do marasmo dos anos 1950 e a criar imagens que mexeram com padrões estéticos e ajudaram a ver o belo camuflado no aparentemente esquisito. Gloria também aprendeu a lição. Ainda bem que ela está por aqui para dividi-la com a gente :)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Compre já!


Top 5 para quem quer entrar no inverno pagando preço de verão - na liquidação, é claro...





1- sapato abotinado: eles continuam e tem por aí aos montes...


2- uma peça masculina: eu comprei o vestido-colete do Alexandre Herchcovitch, mas o que não falta é opção. A tendência continua forte aqui e lá fora.


3 - floral: se você encontrar algum bem grande e dramático, compre já. Balenciaga fez e o mundo está copiando.


4- Calça 70: vai ser a febre da estação. Algumas marcas, como a Forum, fizeram no verão.


5- Vestidos, vestidos e mais vestidos: sim, eles continuam e são ótimos para as sobreposições que vêm por aí. Dá para usar agora, leve e solto, e mais tarde com uma boa blusinha listrada por baixo - vide Osklen.

O fim de uma era

Valentino Garavani, o estilista italiano mundialmente conhecido pelo savoir faire e pelo vermelho que batizou com seu próprio nome, se despediu ontem das passarelas, depois de 45 anos na moda. O desfile de alta-costura que marcou seu adeus foi feito sob medida para guardar na memória: os tailleurs impecáveis, os cocktail dresses bordados, o fabuloso trabalho com estampas e texturas florais, os chapéus e luvas que não negam o DNA de suas clientes (finas) e a imagem final do estilista cercado por mulheres vestindo longos vermelhos. Sempre brozeado, na eterna ponte Itália-Paris, Valentino faz parte de uma geração de designers que vê a moda como sonho e não apenas como business. Com sua ausência, as salas de Haute Couture, já bem esvaziadas, ficarão mais tristes. A marca, que continua sem o seu criador, terá Alessandra Facchinetti, ex-Gucci, no comando. Tomara que ela consiga cumprir a difícil tarefa de substituir Valentino.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Saldão SPFW

Depois da correria do São Paulo Fashion Week, tomei fôlego e coragem e me rendi ao mundo dos blogs. Vontade de falar livremente sobre tudo e todos, de abrir horizontes e expandir conhecimento. Enfim, de simplesmente, conversar. Pra começar, um resumo das principais tendências da próxima estação:
1. Anos 1970 - o lado chic, não o hippie. Vai ser uma estação de franjas, bocas largas, xadrez, bolsas a tiracolo com peles... (fique com as versões sintéticas, please!).
2. Couro - fetiche, roque, sedução, muitas palavras cabem nessa matéria-prima. O melhor vem em preto e formas ajustadas - pode comprar ou desencavar já a sua jaqueta perfecto antiga.
3. Country - o mundo rural vai à cidade e fica bem chic! Ver: desfile do Reinaldo Lourenço.
4. Novas formas - ombros estruturados, cintura alta (agora ela pega), saias bem rodadas, com direito a frufru, ou versões de macacões ultraskinny - não vai ser um inverno de meios termos. Decida o que vai querer colocar em foco.
5. Texturas - as estampas saem de cena e dão lugar a tecidos ricos: astrakan, veludos, bordados, fitas, mohair...
6. Cores e a não cor de 2008: fique com o preto ou com tonalidades típicas do verão: laranja e coral, azul Royal, amarelo.